domingo, 20 de março de 2011

Pedale com postura

Aprenda a pedalar sem o risco de sofrer com problemas na coluna e dores nas costas



Por Juliana Saporito

Um dos principais problemas enfrentados por quem pratica ciclismo são as lesões musculares na região lombar, que pode causar dores na coluna e no pescoço, além de muito desconforto. O que muita gente não sabe – e torna a prevenção do problema ainda mais difícil – é que não há uma regra postural universal que se aplique ao esporte. No entanto, seguir algumas dicas torna possível estabelecer um tipo de relação flexibilidade versus postura que torne as pedaladas mais confortáveis e seguras, além de melhorar a performance.

O professor de educação física Rogério Camargo, que também é especialista em Ciência da Biomecânica (conhecida como Bike Fit), realizou mais de seis mil avaliações e explica que a postura ideal é aquela definida por avaliações individuais, caso a caso, e obtida por meio de estudos da flexibilidade e da promoção de adaptações.

“É possível trabalhar com pontos iniciais comuns a todos os praticantes, mas a flexibilidade de cada um vai definir qual a altura e o posicionamento ideais para se pedalar com qualidade”, disse. O selim muito alto, por exemplo, compromete a eficiência da pedalada, além de estender demais os joelhos. Se estiver baixo, prejudica a rótula e não produz a energia ideal. Estas são regras gerais, mas não resolvem tudo.

Ricardo Cury, ortopedista professor do Grupo de Cirurgia do Joelho e Trauma Esportivo da faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo, concorda que é difícil definir uma técnica de postura. Isso porque a curvatura necessária da coluna para suportar o esforço vai variar de acordo com a altura e peso de cada indivíduo.

“Cada pessoa adapta-se da maneira mais confortável à bicicleta, ou mesmo da mais segura, e nem sempre está correto”, explicou. A postura ereta, de acordo com o especialista, é a mais indicada em termos ortopédicos, mas nem sempre é possível mantê-la. “Quem pedala nas ruas tem uma grande dificuldade para manter-se totalmente ereto, porque o risco de cair aumenta”, explicou. O profissional aponta os treinos indoor como uma possível alternativa. “As bicicletas ergométricas possibilitam ajustes individuais e permitem um melhor alinhamento da coluna”, disse.

Vale lembrar que embora o conforto seja importante, as pessoas que sofrem de problemas como hérnia de disco e artrose devem tomar ainda mais cuidado para não forçar demais estas áreas especificas.

Além das lesões de coluna, os joelhos são os membros que mais sofrem desgaste quando a postura adotada não é ideal para o esportista. Rótula e patela são as áreas mais atingidas e prevenir as lesões pode ser mais simples do que parece. Evitar selins altos ou baixos demais, por exemplo, é uma forma de não prejudicar os joelhos. Equilibrar o peso também e importante, assim como escolher uma bike não muito alta se você for baixo e vice-versa.

Se as dores aparecerem e o desconforto permanecer, procure orientação médica e opte pelo teste de flexibilidade, o Bike Fit. Ambos ajudarão a recuperar lesões, prevenir problemas e a acertar na regulagem da bike.


Fonte: Revista VO2

Nenhum comentário:

Postar um comentário